Correio do Candomblé

correio

Pergunta que eu Respondo

Hoje eu vou responder o E-mail de uma seguidora do meu blog e admiradora do meu trabalho, vou chamá-la com o nome fictício de Sandra para preservar sua privacidade. Vejam seu e-mail:

ogun

Kolofé Mãe Andreia
Sou “Sandra” dofona de Ogun, minha pergunta é saber por que os zeladores acentam vários ibás para iniciados até mesmo antes de fazerem santo? Eu sou feita à 3 anos mas antes de fazer santo com meu bori ja tinha 8 carrego assentado Isso é normal? mi aborreci com meu pai di santo i sai da casa, descobri que foi feito tudo errado.  Eu sou da nação efon. Sua abença.

sofoResposta da Sofo (sacerdotisa)

Acho que se você chegou a tomar uma decisão radical deve ter seus motivos, mas é preciso muito diálogo antes de qualquer decisão drástica. Procure seu avô seus mais velhos e converse com eles para ver onde está o problema.
vamos por parte, o candomblé é uma religião brasileira de matriz africana, sendo brasileira ela criou suas regras e raízes aqui no Brasil, e cada casa inves de seguir suas casas matriz resolveram se reinventar suas normas, leis e modo de cultuar seu sagrado, eu particularmente acho exagero o fato de se assentar vários ibás,principalmente para oborizado, o ser humano é um ibá vivo, o resto é supérfluo, mas cada casa tem seu rei, mas aí você me diz, tem muito iniciado que não entende nada e acaba aceitando tudo que lhe propõe, e eu respondo antes de fazer alguma coisa pelo seu sagrado corra várias casas de candomblé, até você sentir que é aquela a sua raiz, não procure o que é mais fácil mas procure o que teu interior, sua intuição lhe diz, não vai aceitando e nem amando o pavão pelas penas externas, talvez dentro dessas plumas tenha muitas plumas quebradas, faça perguntas, questione o sacerdote e veja se suas respostas lhe agradam.  Após tudo isso seja feliz e siga em frente. Lembre-se não julgue o candomblé por uma unica casa Infelizmente cada casa é livre de fazer o que quer, na realidade deveria haver um controle para que não aconteça certas aberrações dentro da religião. Alguns sacerdotes seguem a casa matriz, mas muitos fazem de cabeça propria e sai a salada que se ver por ai.
Que meu pai Dangbe te abençõe e que teus caminhos sejam de luzes.
Beijos na sua alma.
Quem quiser mandar perguntas é só deixar nos recados que eu respondo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s