A prepotência me afastou do candomblé

oya2

Abença mãe Andreia de Bessem
Sou dofona de Oya tenho 17 anos de raspada e estou afastada do candomblé porque mi desentendi com meu pai de santo, ele tem mania de querer dar baixa com o barracão cheio e eu não aceito isso, se ele quisesse mi chamar atenção mi chamava num canto e falava eu ia aceitar numa boa, mas querer aparecer em cima de mim não, mas como eu muita gente se afasta do candomblé por causa da prepotência e a falta de humildade dos pais e mães de santo, eles se acham que estão acima de tudo, eu cheguei a participar de um pai de santo que deu na cara do orixá só porque não deu o ila direito, é muita prepotência, loucura e por isso tem muita gente saindo e indo para outra religião. Tem pai e mãe de santo que exige o dobar do santo nos pés deles se não der eles dizem que não tem santo ali, alegam que é um sinal de humildade, mas e a humildade deles de querer que uma entidade deite nos pés deles? Muita coisa doida para o meu cérebro, não aguento e sai.
Desculpa meu desabafo, mas gosto muito do seu site e de suas respostas mostra a sua sabedoria e humildade no santo. Sua abença e muito obrigada caso responda meu email.

sofo
Sacerdotisa Andreia Camargo responde:
Meu pai que te abençoe dofona – abença
A prepotência do ser humano existe em muitas ramificações religiosa, quer saber que ser humano é aquele que esta ao teu lado? Dê poder a ele e depois você vera quem ele é.
Em relação ao candomblé muitas pessoas confundem e se exaltam na maneira de cultuar o sagrado, inventam coisas que nunca existiram na matriz de nossa religião na Africa, muitas coisas que é feita aqui foram criadas e inventadas por brasileiros com excesso de ego e de poder sobre seu próximo.
Publiquei seu email dofona porque compartilho com você a sua indignação por tanta hipocrisia e vaidade onde deveria haver humildade e amor. Se a essência do amor e da humildade acabarem dentro do candomblé, nossa religião se transformara em um espetáculo para estrangeiro ver. O sagrado passa longe dessas vaidades e ignorância humana.
O candomblé é muito simples, mas alguns sacerdotes e sacerdotisas alienados de hoje estão complicando apenas para mostrar um poder que não existe e saciar suas vaidades.
Meu conselho é procurem sua casa matriz e vejam se há diferença no modo de cultuar o sagrado, caso haja indaguem o por que dessa diferença e caminhem nos passos da verdade.
O Rei Dan é vivo
Dangbe Gbenoi

vanni.camargo@gmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s