Fui iniciada no candomblé sem raspar a cabeça.

obaluae

Abença mãe Andreia

Sou dofona Célia recolhi sozinha.
Estou com uma grande dúvida e gostaria de pedir sua opinião.
Há seis anos estive com graves problemas de saúde e nenhum medico descobria o que estava acontecendo com meu corpo alguns diziam ser câncer, outros arriscavam em um diagnostico inexato, enfim até que minha mãe católica fervorosa resolveu por amor a sua única filha (eu) pedir ajuda a um pai de santo que por sinal se demonstrou disponível desde o início.
Ele viu que o meu problema era espiritual que a única maneira de me tirar do túnel da doença era através da iniciação dentro do candomblé disse mais que eu não precisaria raspar o cabelo, ele mi iniciaria sem a queda do cabelo dando tudo ao meu vodum sem a necessidade da raspagem, meu pai diz que a raspagem foi inventada pelo motivo de piolhos e por essa razão os antigos raspavam o cabelo dos iniciados, afirmava também que na Africa não existe a necessidade da raspagem, alias a maioria dos filhos dele não são raspados, mas iniciados dentro do candomblé sem a queda do cabelo.
Realmente apos a minha iniciação esses problemas de saúde desapareceram e hoje gozo de plena saúde, sou iniciada para vodum Azonsu.
Minha duvida é que dias atras numa discussão apos um candomblé entrou em debate a questão que quem não era raspado não era feito no candomblé.
Afinal eu posso afirmar que sou iniciada no candomblé ou o que meu pai fez não existe não passa de invenção dele?
Pode se iniciar no candomblé sem raspar?
Sua abença.

andreiacamargo2

Sacerdotisa Andreia Camargo responde.
Meu pai que lhe abençoe dofona Célia.
O candomblé é uma religião brasileira de matriz africana não podemos comparar com a Africa. Nossa religião nasceu através de muito sofrimento, dor e resistência. No candomblé a iniciação acontece através de várias etapas que ocorrem quando o noviço se encontra em reclusão e dentre essas etapas estão a queda do cabelo para dar início a um novo renascimento, isso tudo faz parte do candomblé se ao prepararmos uma receita de torta faltar algum ingrediente obviamente essa torta estará incompleta. Não tiro o mérito do sucesso da recuperação de sua saúde, mas não podemos inventar modas dentro do candomblé, quando saímos de tangentes que nos foram deixadas pelos nossos ancestrais estamos criando uma nova religião e isso não se pode chamar candomblé.
No candomblé a raspagem é imprescindível para que o noviço seja iniciado, o morrer para renascer é primordial e ninguém nasce cabeludo dentro do candomblé.
Qualquer semelhança sem o conteúdo do sacrifício da reclusão e a queda do cabelo é somente uma criação desastrosa de uma nova religião as margens do candomblé.
Eu costumo dizer que o candomblé é mais que uma religião, é uma escolha de vida um sentimento profundo que nasce na necessidade do respeito e o culto aos nossos antepassados.
O Rei Dan é vivo.
Dangbe Gbenoi.

2 comentários

  1. Olá Querida muito Prazer . Me chamo Emily tenho 17 Anos e estou com muitas duvidas sobreo Candomblé.
    Sou da Umbanda mas andam acontecendo algumas coisas que está deixando eu e minha familia um pouco para baixo !!!
    Uma das duvidas que tenho é …
    No candomblé se da a obrigação de raspar a cabeça uma unica vez ou sempre que der uma obrigação tem que raspar a cabeça ?
    Aguardo retorno…
    Att Emily Tawany.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s