Fui iniciada no candomblé sem raspar a cabeça.

obaluae

Abença mãe Andreia

Sou dofona Célia recolhi sozinha.
Estou com uma grande dúvida e gostaria de pedir sua opinião.
Há seis anos estive com graves problemas de saúde e nenhum medico descobria o que estava acontecendo com meu corpo alguns diziam ser câncer, outros arriscavam em um diagnostico inexato, enfim até que minha mãe católica fervorosa resolveu por amor a sua única filha (eu) pedir ajuda a um pai de santo que por sinal se demonstrou disponível desde o início.
Ele viu que o meu problema era espiritual que a única maneira de me tirar do túnel da doença era através da iniciação dentro do candomblé disse mais que eu não precisaria raspar o cabelo, ele mi iniciaria sem a queda do cabelo dando tudo ao meu vodum sem a necessidade da raspagem, meu pai diz que a raspagem foi inventada pelo motivo de piolhos e por essa razão os antigos raspavam o cabelo dos iniciados, afirmava também que na Africa não existe a necessidade da raspagem, alias a maioria dos filhos dele não são raspados, mas iniciados dentro do candomblé sem a queda do cabelo.
Realmente apos a minha iniciação esses problemas de saúde desapareceram e hoje gozo de plena saúde, sou iniciada para vodum Azonsu.
Minha duvida é que dias atras numa discussão apos um candomblé entrou em debate a questão que quem não era raspado não era feito no candomblé.
Afinal eu posso afirmar que sou iniciada no candomblé ou o que meu pai fez não existe não passa de invenção dele?
Pode se iniciar no candomblé sem raspar?
Sua abença.

andreiacamargo2

Sacerdotisa Andreia Camargo responde.
Meu pai que lhe abençoe dofona Célia.
O candomblé é uma religião brasileira de matriz africana não podemos comparar com a Africa. Nossa religião nasceu através de muito sofrimento, dor e resistência. No candomblé a iniciação acontece através de várias etapas que ocorrem quando o noviço se encontra em reclusão e dentre essas etapas estão a queda do cabelo para dar início a um novo renascimento, isso tudo faz parte do candomblé se ao prepararmos uma receita de torta faltar algum ingrediente obviamente essa torta estará incompleta. Não tiro o mérito do sucesso da recuperação de sua saúde, mas não podemos inventar modas dentro do candomblé, quando saímos de tangentes que nos foram deixadas pelos nossos ancestrais estamos criando uma nova religião e isso não se pode chamar candomblé.
No candomblé a raspagem é imprescindível para que o noviço seja iniciado, o morrer para renascer é primordial e ninguém nasce cabeludo dentro do candomblé.
Qualquer semelhança sem o conteúdo do sacrifício da reclusão e a queda do cabelo é somente uma criação desastrosa de uma nova religião as margens do candomblé.
Eu costumo dizer que o candomblé é mais que uma religião, é uma escolha de vida um sentimento profundo que nasce na necessidade do respeito e o culto aos nossos antepassados.
O Rei Dan é vivo.
Dangbe Gbenoi.

12 comentários

  1. Olá Querida muito Prazer . Me chamo Emily tenho 17 Anos e estou com muitas duvidas sobreo Candomblé.
    Sou da Umbanda mas andam acontecendo algumas coisas que está deixando eu e minha familia um pouco para baixo !!!
    Uma das duvidas que tenho é …
    No candomblé se da a obrigação de raspar a cabeça uma unica vez ou sempre que der uma obrigação tem que raspar a cabeça ?
    Aguardo retorno…
    Att Emily Tawany.

  2. Tenho que me iniciar desde criança veio vários problemas de saúde vivo adiando por medo de raspar a cabeça . não sei o que fazer meu pai Omolu cobra essa feitura.

    1. Ola Liliane!
      Que meu pai Bessem abençoe a sua trajetória de vida.
      Como eu havia especificado no post, no candomblé a iniciação é primordial a queda do cabelo, e quanto a abiku significa alguém que nasceu para morrer precocemente e dessa forma o sacerdote ou sacerdotisa ira fazer alguns ebós para salvar a pessoa, para que não parta cedo, abiasè aquele que estava no ventre da mãe enquanto ela estava recolhida, mas mesmo assim essa pessoa não é feita porque tudo que estará se fazendo naquele momento que ele ou ela estiver no ventre materno é direcionado a mãe, por tanto quando a criança abiasè nasce deve passar por todos os fundamentos inclusive a raspagem sim!

    1. Ola Denise!
      Não depende da vontade humana, tudo que é feito no sagrado é consultado o oráculo, ou seja, temos que respeitar a vontade dos deuses (orixas, Nkices, Voduns) São eles que determinam tudo que é feito numa iniciação. No candomblé a iniciação só é feita se o iniciado é raspado!

  3. Sai da casa que eu fui feita com 5 meses de santo pq o pai de santo perder o terreiro e devolveu os igbas para os filhos.
    Levei os igbas para um outro terreiro de confiança minha.
    Nesse “novo” terreiro o pai de santo quer me raspar de novo pra dar minha obrigação de um ano e tirar a mão do outro pai de santo que está vivo.
    Estou confusa
    Isso está correto?

    1. Olá Adriana meu pai Bessem que abençoe. Eu fiquei confusa… Você disse que levou seus igbas para um terreiro de confiança sua… Se realmente fosse de sua confiança você não estaria aqui questionando o zelador dessa casa não concorda? Bem… respondendo a sua pergunta: Só se raspa uma única vez, mas acontece que muitas casas de candomblé resolvem raspar de novo pessoas vindas de outras casas… Certo ou errado você é quem deve decidir se a casa se ajusta com as suas exigências religiosas. Quanto a tirar a mão do antigo pai de santo isso será impossível se ele estiver vivo. Você carregará sempre à mão do seu iniciador. Não se tira mão de pai de santo vivo oxente!

  4. Mojuba irmãos, eu estou passando por una fase delicada da minha vida, acompanhei aqui o relato de uma irmã que disse que foi iniciada no Santo e não raspou os cabelos. Meu caso é outro, eu fui iniciada em una casa onde tive divergências com o pai de santo para pagar a obrigação de 3anos eke exigiu que eu voltasse da Europa para Brasil dentro da data que eu estava fazdndo os três anos, mais irmãos não sei se todos aqui estão a par da situação atual uma passagem Europa Brasil não está nada barato muito menos a estadia na pátria dos tupy, entwo como eu disse que não ia ele simplesmente mandou eu né virar e ir buscar o santo.
    Resumindo neu santo foi direto enviado (por eu estar fora do país) para casa de outro pai de Santo que eu já conhecia e lá que até o momento estou pretendendo pagar os meus três anos. Foi cogitado a possibilidade de rasgam da cabeça outra vez, pelo aqui is irmãos conselhos, se raspar é nascimento para o mundo do do orixa e eu já fiz esse ato porque eu tenho que raptar novamente? Foi falado sobre cosias que faltou que tem q ser feito pelo novo pai de santo que ele raspando assim terá a mão dele por cima da mão do outro, Ainda não foi nada decidido mais quero sbaer de vcs como me posicionar diante disso?

  5. Boa tarde sua bênção me iniciaro como abicum mais depois de três anos descobrir que não sou nem abicum e nem do santo que me iniciaro não me rasparam usaram uma cabaça e hoje onde eu vou não reconhecem minha feitura sofro muito por ja ter carregado o quelê por três meses o que a senhora me diz qual o conselho vou ter que passar por tudo de novo?

  6. Oie, mas se o orixá da pessoa não permitir a queda dos cabelos na iniciação ? Porque de todas as vezes que tentei cortar meus cabelos, tive problemas graves, em uma das vezes cheguei a entrar em depressão e ser atormentada todos os dias, até que fiz a promessa de nunca mais tocar nos meus cabelos, que hoje são longos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s